O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decretou a prisão do radialista Roque Saldanha, após este divulgar um vídeo nas redes sociais em que aparece com a tornozeleira eletrônica quebrada e profere insultos contra o magistrado.
O mandado de prisão foi expedido na segunda-feira (25), um dia antes da publicação do vídeo. No registro, Saldanha, que já havia sido preso em janeiro deste ano por suspeita de incitar atos golpistas, provoca Moraes dizendo que ele “não é homem” e que deveria “enfiar a tornozeleira no c*”.
Acusado de promover e incentivar atos violentos contra o Estado Democrático e ministros do STF e TSE, Saldanha foi detido em janeiro de 2023 e solto dias depois, com a condição de usar monitoramento eletrônico.
No vídeo recente, o radialista alegou que a tornozeleira estava “cozinhando” sua perna e criticou as exigências judiciais de envio de documentos. Ele aproveitou para atacar diretamente Moraes, com uma sequência de falas ofensivas e desrespeitosas.
A prisão preventiva é parte de uma ação que tramita sob sigilo e busca responsabilizar o radialista por descumprir as condições impostas após sua soltura, além de possíveis novas violações.
Assista:
Ver essa foto no Instagram