A Universidade de Cambridge anunciou a concessão do título de Doutora Honoris Causa a pesquisadora radicada em São Luís, Rosimeria Carvalho, em reconhecimento à sua relevante contribuição à área da Educação Física, com ênfase na formação docente e na promoção da saúde e qualidade de vida no ambiente escolar.
Natural de Monteiro, na Paraíba, e vivendo há 39 anos em São Luís, a educadora tem 23 anos de atuação como professora da rede pública estadual de ensino médio e atualmente exerce função técnica na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA). A pesquisadora foi uma das 10 selecionadas no 33.º Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas, após apresentar o trabalho intitulado "Olhares Reflexivos sobre a Docência: Observação das práticas letivas de Educação Física no Ensino Médio da Rede Pública Estadual - São Luís-MA".
A pesquisa, agora publicada em revista científica da própria Universidade de Cambridge, aborda a importância da observação das práticas letivas como ferramenta de reflexão crítica no processo de formação contínua dos professores de Educação Física. O estudo foi reconhecido como um dos mais relevantes do evento internacional, resultando na outorga do título “Doutora Honoris Causa em Educação Física, Formação e Prática Docente com Ênfase em Saúde e Qualidade de Vida Docente”.
Com uma sólida trajetória acadêmica, a homenageada é:
Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Especialista em Avaliação da Performance Humana pela UPE (PE)
Pós-graduada em Políticas Públicas Educacionais pelas FIP (PB)
Mestre em Ciências da Educação
Doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa
Pós-doutoranda na Universidade de Valência, na Espanha
Além disso, é autora de três livros, entre eles “A Prática Desportiva e o Desempenho Escolar de Alunos do Ensino Médio”, “Qualidade e Satisfação na Prática Letiva” e “Travessia”, obra que une relatos pessoais, vida acadêmica e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade.
A pesquisadora também atua como jovem membro da Academia Maranhense de Ciências (AMC), investigadora colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIED) da Universidade Lusófona e conselheira do CREF-21 na Câmara de Educação Física Escolar.
Seu trabalho é focado em áreas como:
Formação de professores
Prática pedagógica e observação de práticas letivas
Educação Física escolar
Esporte educacional
Qualidade de vida e promoção da saúde
A cerimônia oficial de entrega do título está marcada para o dia 14 de julho de 2025, na sede da Universidade de Cambridge. A instituição destacou que a homenagem é um reconhecimento não apenas à trajetória acadêmica da pesquisadora, mas também ao impacto social de sua atuação na formação de professores e na valorização da Educação Física na escola pública brasileira.