O Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (Seduc), retomou nesta terça-feira (22) a Semana de Intensificação da Vacinação nas Escolas. A ação integra a estratégia estadual para ampliar a cobertura vacinal entre adolescentes de 15 a 19 anos, com foco na prevenção do HPV.
No Centro de Ensino General Arthur Carvalho, localizado no Bairro de Fátima, em São Luís (MA), as ações de vacinação são desenvolvidas, também, em conjunto com atividades educativas. A chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, reforçou a importância dessas ações para o resgate vacinal.
“O propósito da estratégia de vacinação na escola é exatamente fortalecer os vínculos entre educação e saúde para o desenvolvimento de ações de vacinação nas escolas, de educação infantil e de ensino fundamental e médio. Nós temos aí os objetivos que é exatamente de reduzir o risco de adoecimento por doenças imunopreveníveis, identificar e reduzir os bolsões de não vacinados e desenvolver ações educativas”, explicou Halice Figueiredo.
A estratégia segue até 30 de abril em escolas públicas dos 217 municípios maranhenses. Além da vacina contra o HPV, estão sendo ofertadas doses do Calendário Nacional de Vacinação (CNV) de adultos e adolescentes, como: meningite ACWY, hepatite B, febre amarela, DT, DTPa e tríplice viral. Além de covid-19, Influenza (esta última, para grupos prioritários).
O gestor-geral do Centro de Ensino, Telesforo de Souza, destacou a abordagem adotada em conjunto entre Saúde e Educação. Para ele, o processo de informação prévia garante mais segurança aos estudantes. “A equipe veio antes, explicou com clareza, e agora os alunos sabem o que estão recebendo. Isso faz toda a diferença”, afirmou.
O C.E possui 482 estudantes matriculados nos três turnos. Os alunos também aprovaram a iniciativa. “A vacinação nas escolas facilita o acesso, principalmente para quem tem dificuldade de ir aos postos de saúde”, disse o estudante, de 15 anos, Alan Roberto Rodrigues.
Isaac Sérgio Cardeiro, também de 15 anos, considerou a ação “muito boa” e acredita que vai facilitar a vida dos jovens. Já Vanessa Santos Silva, moradora da zona rural do bairro Coqueiro, destacou o impacto positivo da campanha. “Lá onde eu moro demora muito para a gente se vacinar, tem fila enorme. Aqui na escola foi muito melhor. E quando eles foram explicar, foi bacana da parte deles”, contou.
Programação
Em São Luís, nesta quarta-feira (23), a vacinação acontece no Centro de Ensino Humberto de Campos, na Avenida Kennedy. Na quinta-feira (24), será no Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, no Centro, e na sexta-feira (26) no Centro de Ensino Japiaçu, no Anjo da Guarda.