Na manhã desta segunda-feira (16), a Polícia Civil do Maranhão, através da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), realizou a Operação Cortina de Fumaça. A ação teve como alvo o influenciador digital Marcos Alencar Filho, conhecido como “Dezenas Premiadas”, cumprindo mandados de busca, apreensão e sequestro de bens avaliados em R$ 12 milhões. A informação foi divulgada pelo jornalista maranhense Leandro Miranda.
As investigações apontam que o influenciador estaria à frente de um esquema de rifas ilegais, utilizando autorizações para títulos de capitalização como fachada. Para despistar a fiscalização, os valores arrecadados eram direcionados a uma entidade filantrópica, que devolvia a maior parte do dinheiro ao chefe do esquema.
Ao longo da operação, foram bloqueados R$ 12,7 milhões em contas bancárias e apreendidos bens de alto valor, como carros de luxo, motocicletas, um cavalo de raça, um caminhão e dispositivos eletrônicos.
As equipes policiais cumpriram mandados em propriedades ligadas ao influenciador, como seu apartamento em Santa Inês e um galpão localizado na BR-316, onde funcionava a estrutura das rifas. Além disso, ele teve suas redes sociais bloqueadas, está proibido de deixar o país e precisará entregar seu passaporte às autoridades.
De acordo com o delegado Pedro Adão, do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), o grupo é investigado por lavagem de dinheiro, rifa ilegal, associação criminosa e crimes contra o consumidor. Também há evidências de que outras pessoas, inclusive em estados diferentes, participavam do esquema, além do envolvimento de uma capitalizadora e de uma entidade filantrópica. As investigações seguem em andamento para identificar novos envolvidos.