Uma informação exclusiva obtida pelo site O Informando revela que o advogado Rafael Kriek, recém-nomeado titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), está solicitando um afastamento do cargo por um período de dez dias.
De acordo com fontes do Palácio La Ravardière, Kriek já teria comentado sua decisão de se afastar e afirmou que não assinará mais nenhum processo. O pedido de afastamento do advogado está diretamente ligado à greve dos rodoviários e à decisão do prefeito Eduardo Braide de utilizar veículos de aplicativo para atender à população que depende do transporte público.
Nomeado como novo secretário de Trânsito e Transportes de São Luís, Rafael Kriek é procurador do município e assumiu o cargo no lugar de Diego Rodrigues, que foi exonerado. O anúncio da mudança foi feito pelo prefeito Eduardo Braide.
Para justificar o afastamento, Rafael Kriek deve apresentar um atestado médico. Para formalizar a licença, o secretário encaminhou um ofício à SEMAD (Secretaria Municipal de Administração) com o código CID F-43, que faz referência a reações ao estresse grave e transtornos de adaptação, conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID). Esse tipo de afastamento pode ser remunerado e temporário.