Cerca de 130 pacientes foram atendidos, nesta segunda-feira (8), no mutirão para rastreio de câncer de boca no Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão - Sorrir Praia Grande, em São Luís. A ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) teve como público-alvo crianças, jovens, adultos e idosos.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve no Sorrir Praia Grande durante a realização da ação. “Os serviços de saúde têm sido intensificados em todo o Maranhão, e com a saúde bucal não poderia ser diferente. O compromisso do governador Carlos Brandão é ampliar a cada dia os acessos à saúde, por isso, até quarta-feira estão sendo realizados 35 mutirões, com a expectativa de mais de 23 mil atendimentos, entre consultas em diversas especialidades médicas, cirurgias e exames”, ressaltou.
Lúcia Cristina Frazão, de 54 anos, foi avaliada durante o mutirão. “Há três meses, eu sinto dor na gengiva e dificuldade para mastigar. Então, aproveitei o atendimento para saber o que está acontecendo para meu problema ser resolvido o mais rápido possível”, disse a paciente que realizou raio-x para o tratamento dentário do canal.
A diretora de Ações do Sorrir, Delnice Camapom, alerta para os cuidados com a saúde bucal. “É importante procurar o dentista se a pessoa tem alguma lesão na boca, pode ser um corte, afta ou machucado da prótese dentária por mais de 15 dias, porque só com a avaliação ela saberá qual o problema e direcionada para o tratamento correto”, explicou.
Diagnóstico
Ao final da avaliação clínica com o dentista no mutirão, os pacientes com indicação foram encaminhados para o a confirmação do diagnóstico com estomatologistas e realização de biopsia. Após o exame, se confirmada a doença, o paciente será encaminhado para tratamento no Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, em São Luís.