O Governo do Maranhão está participando da Fruit Attraction 2025, um dos maiores eventos mundiais do setor de frutas. A abertura, que ocorreu nesta terça-feira (25), em São Paulo, reuniu empresários nacionais e internacionais, produtores e gestores públicos nacionais, que destacaram o potencial do Brasil na produção e exportação de frutas, enfatizando a importância da união entre os estados para ampliar as oportunidades de negócios e atrair investimentos.
No primeiro dia do evento, o estande do Maranhão contou com rodadas de negócios, onde investidores e empresários puderam conhecer um pouco mais sobre o potencial de produção do estado. Além disso, o espaço chamou a atenção do público com exposições e degustações de frutas nativas e exóticas, como açaí, bacuri, abacaxi, cupuaçu, manga e cacau, além de produtos derivados, como geleias e chocolates artesanais.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Flávio Viana, comemorou a movimentação do estande durante o primeiro dia. "Estamos motivados a mostrar o Maranhão para o mundo e já observamos um grande interesse por parte do público. Queremos aproveitar essa curiosidade para as potencialidades do nosso estado, como sua logística favorável, abundância hídrica e solo propício ao cultivo", afirmou o secretário.
Ao longo dos três dias de programação, a Fruit Attraction 2025 reunirá aproximadamente 400 expositores nacionais e internacionais. O evento, que acontece pela segunda vez no Brasil, é realizado em parceria entre a IFEMA Madrid e a Fiera Milano Brasil, contando ainda com o apoio institucional da Abrafrutas. O objetivo da feira é promover a integração da cadeia produtiva de frutas e hortaliças, visando aproximar produtores e compradores, especialmente do mercado internacional.
O secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, elogiou a presença maranhense na feira. "Temos que parabenizar o Maranhão por estar demonstrando sua diversidade e riqueza natural. O Maranhão abriga diferentes biomas, como Amazônia, Cerrado e Caatinga, o que lhe confere um enorme potencial para a fruticultura. Parabéns a todos pela excelente representação aqui em São Paulo", destacou.
A produtora rural Nathalia Ferraz, de Amarante do Maranhão, celebrou a oportunidade de participar do evento. "Sou produtora de tomate, melancia e pimentão e estou muito grata ao Governo do Maranhão por esta oportunidade. A Fruit Attraction é uma vitrine internacional, permitindo contato direto com compradores e parceiros do setor. Esse networking é fundamental para expandirmos nossos negócios e fortalecer a agricultura familiar. Obrigada ao governador Carlos Brandão e à equipe que torna isso possível", afirmou.
A estudante Rafaela Silva, que visitou o estande maranhense, também compartilhou sua experiência. "A minha visita ao estande do Maranhão foi incrível. A diversidade de frutas e produtos é impressionante, e a criatividade dos empreendedores, como a farofa de bacon com abacaxi, me surpreendeu. Estou aprendendo muito e recomendo a todos que conheçam essa riqueza", disse.
O estande do Maranhão é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) e conta com a participação da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).