Alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) denunciaram a presença de larvas em uma refeição servida no Restaurante Universitário (RU). O problema foi identificado na última sexta-feira (21), quando estudantes encontraram os insetos em uma feijoada durante o almoço. Um dos frequentadores do restaurante chegou a passar mal após consumir a comida. A informação é da TV Mirante.
As reclamações sobre a qualidade das refeições no RU não são recentes. Em episódios anteriores, universitários já haviam relatado problemas, incluindo a presença de pombos dentro do restaurante e até sobre o bebedouro.
Além da alimentação, os estudantes também questionam a qualidade da água disponibilizada na universidade. "São problemas de muito tempo que nunca foram resolvidos", afirmou Davi Sousa, aluno do curso de Letras.
Em resposta às denúncias, a UFMA divulgou uma nota informando que instaurou um processo para investigar o ocorrido, incluindo a atuação da empresa terceirizada responsável pelo fornecimento das refeições. A universidade também afirmou que realiza manutenções nos poços artesianos e reservatórios dos prédios.
Leia na íntegra:
"A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) esclarece que todas as unidades do Restaurante Universitário seguem e zelam por todas as normas de segurança alimentar previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), adotando medidas preventivas e corretivas rigorosas para garantir a qualidade dos alimentos servidos aos usuários.
Recentemente, o Restaurante Universitário - Unidade Central recebeu adequações estruturais para sua melhoria contínua, visando promover ainda maior conforto e segurança aos discentes, servidores e visitantes do RU.
De toda forma, a UFMA abriu processo para averiguar a situação relata e a empresa terceirizada, responsável pelo fornecimento das refeições, já está sendo notificada. Vale ressaltar que, além de ser espaço de convivência e integração da comunidade acadêmica, o Restaurante configura uma importante política de assistência estudantil e apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade social.
Esclarecemos, ainda, que a UFMA realiza periodicamente a manutenção dos poços artesianos e reservatórios que alimentam os diversos prédios da Universidade. Oportunamente, informamos que nos dias 25/02 a 27/02 serão instalados novos dosadores de cloro nos reservatórios que abastecem os restaurantes. Após a instalação dos dosadores serão realizadas novas coletas com o objetivo de atestar os índices de portabilidade da água".