Com a mensagem “São João da Doação: Venha doar sozinho ou com seu amor”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recepcionou os doadores voluntários de sangue, nesta segunda-feira (10), na abertura da campanha Junho Vermelho, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís. A ação teve a apresentação do 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL) - "Batalhão Barão de Caxias", do Coral Hemossom e comidas típicas do período junina.
“O Junho Vermelho, além de um ato de cidadania, é um ato de conscientização. Precisamos de doações regulares de sangue para, por exemplo, assegurar a execução dos programas de cirurgias, e também os atendimentos de urgência e emergência”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Cada bolsa de sangue coletada pode salvar até quatro vidas. As bolsas de sangue são necessárias durante todo o ano, principalmente nos períodos que antecedem feriados prolongados. A campanha “São João da Doação: Venha doar sozinho ou com seu amor” faz referência ao dia dos namorados.
A meta da campanha é aumentar em 10% o número de doadores em relação ao ano 2023. O ideal para atender a demanda do estado é ter entre 250 e bolsas por dia, contudo, estão sendo coletadas 150 bolsas por dia. O mês de junho, por conta das festividades, é um momento em que todos os hemocentros ficam em alerta, pois às demandas de solicitação de hemocomponentes aumentam dentro das unidades hospitalares, inclusive demandas de urgência e emergência. A maior necessidade do momento são as tipagens sanguíneas negativas O e A.
A diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, convocou a população para doação voluntária. “O lançamento da campanha é um momento de homenagear esses doadores. A gente aproveita para fazer o momento de partilha para agradecer e parabenizar os doadores pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho, e também durante todo o mês com a programação especial”, pontuou.
O encarregado de obras, Wilke Souza, estava acompanhado da companheira Benta Marques, ambos já são doadores. “Eu participo como voluntário do Corpo de Bombeiros, que tem parceria com o Hemomar. Hoje, só eu estou doando e minha esposa veio junto. É bacana ter a presença dela aqui, e é uma forma de incentivar tanto ela como a sociedade”, disse.
Acompanhada da filha Maria Tereza de Castro e do marido Raimundo Andrade, Natália Andrade ajudou a salvar pelo menos quatro vidas nesta segunda-feira (10). “Esta é a primeira vez que realizo uma doação. Eu estou aqui para doar sangue para minha irmã, que fará uma cirurgia. Vim acompanhada deles porque me sinto mais segura, tranquila”, compartilhou.
Os requisitos básicos para doação de sangue são: apresentar documento oficial com foto; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar acima de 50kg; dormir bem nas 24h anteriores à doação; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; e não ter exposto a situação de possível contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue.
A campanha acontece até o dia 28 de junho, sendo que no dia 14 de junho o Hemomar fará o Dia D de Doação de Sangue em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue.